Serviços que você encontra no DOM

Etapas possíveis de serem executadas ou elaboradas com um só sistema

Recrutamento, seleção & recrutamento em massa

Colocar as pessoas certas nos lugares certos é a principal forma das empresas garantirem o atingimento de seus resultados.

A Dom possui uma metodologia que assegura aos seus clientes um elevado sucesso no encontro dos profissionais adequados aos seus negócios, tanto nos aspectos técnicos, quanto nos aspectos comportamentais e sociais. Essa adequação leva em conta a cultura, estratégias e características do que você busca. Além de otimizar seu tempo e proporcionar contrações assertivas, você customiza o valor investido, não precisa subir currículos, não precisa alimentar o sistema com informações e garante ter um banco de dados sempre atualizado.

Cultura
Adequação 100%
Estratégia
Alinhado 100%
Características Do Mercado
Visão 100%

Desenvolvimento

A DOM garante aos seus clientes, sustentada em sua metodologia de trabalho, uma maneira assertiva e eficaz de desenvolver os seus principais colaboradores nos aspectos comportamentais, sociais e de liderança.

1.Pessoas

Ter em seus quadros pessoas certas, preparadas e motivadas garante não só resultados excelentes, como a própria sobrevivência da empresa.

2.Cultura Da Empresa

Esse desenvolvimento é realizado considerando os objetivos e a cultura específica da empresa cliente. Com o DOM, você baixa o índice de Turn-Over e elabora planejamento eficaz com o uso dos nossos laudos, gráficos e estudos estatísticos.

Carreira

O sucesso e a conquista permanente de resultados pela sua empresa está diretamente ligado a retenção e ao desenvolvimento de seus melhores colaboradores. Isto é um diferencial ainda mais relevante quando identificamos e recrutamos as pessoas certas o mais precisamente.

A Dom permite aos seus clientes, ancorada em sua metodologia, desenvolver mecanismos de recrutamento em massa que irão garantir, com a melhor relação custo benefício, a eficácia nos processos de contratação de equipes e grupos de profissionais.

É possível considerar características comportamentais, sociais e técnicas, o que eleva enormemente a taxa de sucesso na construção de carreiras e diminui, consideravelmente, o índice de Turn-Over.

Com o DOM, você compara vários profissionais a um cargo, otimiza seu tempo e ainda, garante que a sua equipe na melhor versão.

Consultoria

As horas de consultorias podem ser adquiridas em qualquer momento da utilização da ferramenta. Um consultor DOM ficará disponível para auxiliar quanto às devolutivas, desenhos estratégicos de cargo (DEC), leituras de perfis e muito mais, mas apenas quando solicitado.

O que é?

Método de preparação mental e emocional, baseado no modelo psicológico cognitivo, onde pensamentos refletem nas emoções, comportamentos e no processo de coaching. Focado nas ações que geram resultados e melhoria contínua.

Indicado para:

  • Incrementar desempenho e resultados
  • Planejamento estratégico
  • Alinhamento de equipes
  • Desenvolvimento da inteligência emocional
  • Gerencimento de crises
  • Redirecionamento e transição de carreira

Estas reuniões têm por objetivo relacionar o comportamento de profissionais a um cargo, elencar o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que atendam às necessidades da organização, pela qual está concorrendo. A entrevista por competências não avalia o candidato apenas por suas capacidades e experiências, mas também por situações vividas, anteriormente, no exercício de suas atividades. Esta técnica permite prever como ele agiria em uma determinada situação. O resultado desse processo indica o que para ele é “saber”, “saber fazer” e “saber fazer acontecer”. Permite informações abrangentes para gerenciamento. Dessa forma, conjugamos conhecimentos, habilidades e competências.

Conhecimentos:

Nesse momento, é considerado o fator “saber”. Ou seja: pesquisamos o resultado da aprendizagem, quais as condições que o candidato demonstra para continuar aprendendo e o que ele faz para aumentar seu conhecimento.

Habilidades:

No que se refere a habilidades, buscamos do candidato o elemento “saber fazer”. Pesquisamos como o profissional utiliza seu conhecimento, para solucionar problemas e agir em determinadas situações.

Conpetências:

O principal fator analisado na fase das competências é o “saber fazer acontecer”. Nesse momento, diagnosticamos como o profissional age para alcançar e superar seus objetivos e metas e como ele busca novos desafios, que agreguem valor para si e para a empresa.

Recrutamento e Seleção

Temos como objetivo oferecer velocidade aos processos de busca de profissionais alinhados aos objetivos da companhia. Nossa consultoria parte do princípio de que a marca, a cultura da organização e o capital humano da empresa cliente são os grandes valores reconhecidos pelo mercado. Tudo isso, aliado às competências e estratégias da comunicação, será identificado em cada candidato durante a seleção dos profissionais.

Hunting

Especialistas em avaliação e captação de profissionais, trabalhamos com qualidade, transparência e dedicação exclusiva, formando, com cada cliente, uma relação única. No decorrer de nossa história, desenvolvemos serviços para diversas empresas, dos mais variados segmentos de negócio e porte. Somos especializados em selecionar executivos de maneira personalizada, tanto para áreas da empresa cliente quanto para os profissionais participantes dos processos de hunting.

A.R.T – Assessment Research Tool

Práticas de contratação precisam delinear com rigor as competências dos candidatos.

Vantangens:

São consideradas as competências, características de comportamento e também dados não comportamentais, tais como formação acadêmica, experiência, etc.

Alguns benefícios:

  • Todos os candidatos interessados em participar do processo de seleção
  • Não há necessidade de ler os CV antes da convocação
  • Além dos dados não comportamentais, também, de imediato, já temos o Eixo X
  • Informações e dados atualizados
  • Filtros “específicos” da vaga em questão
  • Todos os profissionais em uma única tela, isolados, combinados e comparados entre os cargos e entre eles.

É cada vez maior o número de empresas que reconhecem o valor estratégico dos programas de estagiários e trainees. Além de contarem com um quadro altamente qualificado e motivado de colaboradores, a empresa prepara um pipeline de novos talentos para futuramente ocuparem cargos de gestão da organização.

Para a seleção, são levantadas questões como a contribuição do candidato para os resultados da empresa e o desenvolvimento de uma carreira estimulante, de acordo com seus anseios profissionais. Por meio de metodologia baseada no autoconhecimento, interação, informação e experimentação, estas e outras questões são resolvidas, de forma clara e satisfatória, tanto para a empresa, como para o profissional em início de carreira.

Ferramentas

Com base em nosso know how, desenvolvemos a análise de profissionais por meio de laudos e gráficos. Cada um possui um papel importante e definitivo para os resultados finais.
Veja abaixo a descrição detalhada de cada um deles:

Laudo com texto mais abrangente e mais explicativo. Comumente utilizado como documentação de processos. Os laudos denominados Plus oferecem 15 tendências de comportamento, um dicionário especificando cada uma dessas tendências e estilo dos profissionais e ainda, informa o grau de cada nível.

O laudo Express contém frases sobre tendências de comportamento e estilo de atuação profissional. Engloba aspectos considerados críticos para um bom desempenho, tais como liderança, comunicação, velocidade e detalhe. Permite leitura rápida, sintetizando as informações de forma prática e objetiva.

O laudo Síntese oferece leitura rápida e objetiva, relaciona vários fatores, incluindo forma de liderança, estilo de comunicação, velocidade e detalhe.

Laudo com texto simplificado mostrando características diferentes do estilo de atuação no momento.

O desenho de cargos é a tradução da estratégia da organização em forma de necessidades básicas para o atingimento de metas. Tem como finalidade servir de paradigma na escolha dos profissionais mais aptos a ocuparem determinados cargos. É utilizado tanto em momentos de contratação, como sucessão e carreira. Podem ser construídos de duas formas:

◊ Intuitiva:

São relacionadas características de comportamento necessárias na execução de determinada função. Compara profissionais ao modelo ideal, ao cargo.
Benefício: compara candidatos aos cargos de forma rápida através de gráficos.

◊ Analítica:

Além de características de comportamento, são descritas as necessidades de formação acadêmica, experiência, conhecimentos técnicos e/ou específicos. Também pode considerar resultados de testes, games, provas e até mesmo dados históricos de desempenho. São atribuídos pesos, critérios e medidas que possibilitam saber o que é mais ou menos crítico para um bom desempenho, permitindo escalonar a real importância de cada item. O grande benefício desta forma é que podemos comparar um profissional a outro, além de definir o que é mais ou menos relevante para o desempenho na função. Este processo é sistêmico, pois alinha descrição de cargo, metas, “Key Pi’s”, desenvolvimento e avaliação de desempenho.

O gráfico linear traz tendências comportamentais e suas graduações. Seu objetivo é proporcionar leitura rápida sobre os perfis dos profissionais. Apresenta de forma específica tendências de comportamento isoladas sem comparação direta com as necessidades do cargo. Seu objetivo é situar as características de um profissional indicando nível alto, médio e baixo para cada uma delas.

É possível traçar um objetivo para cada cargo e compará-lo aos perfis dos profissionais. O gráfico de barras permite leitura sintetizada e objetiva. É considerado a melhor forma de visualizar os resultados das pesquisas de tendências comportamentais comparadas às necessidades dos cargos.

O Desenvolvimento Humano Organizacional compara profissionais aos cargos, com o objetivo de relacionar as necessidades de treinamento e de gerenciamento. O relatório especifica cada uma dessas necessidades, apontando os itens acima ou abaixo do esperado, em relação ao desenho estratégico do cargo. O resultado final é a relação das ações imediatas para o desenvolvimento de cada profissional.  

Identifica profissionais de diferentes cargos, áreas ou níveis hierárquicos, por meio da mesma ferramenta. Isto é particularmente importante em situações de fusões e aquisições. Seu principal objetivo é gerar entendimento sobre os executivos, devendo estimular o processo de desenvolvimento contínuo de crescimento profissional. Permite, ainda, visualização gráfica com percentuais, demonstrando a proximidade de vários profissionais às necessidades do cargo.

A oportunidade de visualizar em um único gráfico a distância entre cada membro de sua equipe em relação ao cargo ou área.

A oportunidade de visualizar em um único gráfico suas equipes e áreas e identificar potenciais de market share está aqui.

Visualize de forma clara e objetiva quem são os membros de sua equipe que estão mais próximos as necessidades do cargo. Este gráfico tem como objetivo auxiliar os demais gráficos ao permitir a visualização dos dados de cada membro e suas pontuações referente ao cargo.

O relatório de desenvolvimento humano organizacional lista todos os “gaps” do profissional comparativamente ao cargo e já inclui orientação e indicação para gestão & treinamento.
Seu grande benefício é relacionar movimentos de desenvolvimento separando o que é passível de ser treinado e o que requer gerenciamento e autogerenciamento, visto que estes movimentos invertidos causam imenso desgaste e afeta diretamente o moral e comunicação.

Permite descrever as necessidades comportamentais e não comportamentais de cargos, visando maximizar resultados. Essa ferramenta do DOM traduz comportamento em informações importantes que serão consideradas na contratação ou adequação e interação entre equipes.Seu grande benefício é relacionar movimentos de desenvolvimento separando o que é passível de ser treinado e o que requer gerenciamento e autogerenciamento, visto que estes movimentos invertidos causam imenso desgaste e afeta diretamente o moral e comunicação.

Os desenhos dos cargos consideram o que executar, quais são suas responsabilidades, as razões pelas quais estas ações são necessárias e também como estas ações serão mensuradas